Skip to content
Marilia Diário
Marilia Diário
terça-feira 1 julho 2025
Marilia Diário
Marilia Diário
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Noticias
  • Novidades
  • Política
  • Contato
Novidades
dezembro 17, 2024Ação da PF prende delegado envolvido em execução de delator do PCC fevereiro 25, 2025STJ Mantém Prisão de Empresário Acusado de Lavagem de Dinheiro para Facção Criminosa em MT março 17, 2025Investigação aponta propina em carro de luxo após assassinato de Gritzbach abril 10, 2024Audiência Pública na Câmara de São Vicente: Próxima Etapa da Implantação do VLT em Debate maio 28, 2024Acidentes causados por álcool afetam mais pessoas entre 35 e 54 anos agosto 4, 2024Dono de avião que transportou presidente da OAB/ES estava na lista dos 20 criminosos mais perigosos do Espírito Santo abril 30, 2024Desaparecimento no Mar: Mãe de Adolescente de São Paulo Relata Momento Angustiante março 25, 2024Polícia Ambiental de Santos surpreende comércio clandestino de peixe em risco de extinção julho 17, 2024Médico Preso em Goiás por Suspeita de Abuso e Perseguição à Ex já Tinha Histórico de Acusações Semelhantes no Rio dezembro 23, 2023CVM Aplica Multa Milionária por Fraudes em Oferta de Debêntures
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Noticias
  • Novidades
  • Política
Marilia Diário
Marilia Diário
Cultura
Cultura

A criança digital

Marilia DiarioMarilia Diariofevereiro 5, 2025 1213 Minutes read0

Que mãe ou pai nunca ofereceu o celular à criança a fim de obter tempo para realizar alguma atividade urgente? Essa é uma situação que se tornou rotineira em tempos tão agitados como os atuais, em que a tecnologia se encontra extremamente acessível, ao alcance das mãos.

Não se deve perder de vista, porém, os impactos negativos do uso exagerado das telas (televisão, videogame, smartphone, tablets, etc.) durante a fase de crescimento da criança. Sendo que o baixo nível de concentração, falta de empatia e instabilidade emocional são apenas alguns exemplos desses efeitos prejudiciais para o desenvolvimento da sociabilidade infantil.

As grandes dúvidas que muitos pais têm são: como conciliar o uso de aparelhos digitais com uma rotina saudável? Até que ponto os recursos tecnológicos afetam a sociabilidade da criança? Qual é a medida ideal de tempo que os filhos podem passar diante das telas?

As respostas para essas perguntas estão em A criança digital: Ensinando seu filho a encontrar equilíbrio no mundo virtual (Mundo Cristão), escrito pelo antropólogo e especialista em relacionamentos Gary Chapman (autor do best-seller As 5 linguagens do amor) e pela escritora Arlene Pellicane.

Atentos às dificuldades da vida familiar no século 21, os autores sugerem práticas para impedir que a tecnologia atrapalhe o desenvolvimento de habilidades básicas de relacionamento, como afeto, gratidão, controle da raiva, perdão e atenção. Decisões simples, como deixar o celular em outro cômodo durante o jantar, estipular horários fixos para o uso do vídeo game e estabelecer um “feriado” em que a família toda possa ficar longe das telas são o suficiente para iniciar uma mudança positiva na vida da criança.

O livro contém ainda um teste útil para ajudar os pais a avaliar se o tempo diante das telas está prejudicando ou não a saúde dos filhos. Basta preencher as dez questões a seguir com os números 0 (nunca ou raramente), 1 (de vez em quando), 2 (geralmente) ou 3 (sempre), e então somá-los:

(     ) Seu filho se irrita quando você pede que ele saia da frente da tela para jantar ou realizar outra atividade.
(     ) Seu filho pede que você compre um aparelho digital, como um tablet, mesmo depois de você ter dito não.
(     ) Seu filho tem dificuldade de terminar o dever de casa porque está ocupado vendo televisão ou jogando vídeo game.
(     ) Seu filho recusa-se a ajudar nas tarefas domésticas porque prefere brincar com aparelhos eletrônicos.
(     ) Seu filho insiste para jogar vídeo game ou brincar com outra atividade diante das telas mesmo depois de você ter negado.
(     ) Seu filho não pratica atividades físicas por ao menos uma hora ao dia.
(     ) Seu filho não faz contatos visuais frequentes com outras pessoas da família.
(     ) Seu filho prefere jogar vídeo game a brincar ao ar livre com os amigos.
(     ) Seu filho não gosta de nada que não inclua aparelhos eletrônicos.
(     ) Quando você proíbe o uso de aparelhos eletrônicos por um dia, seu filho fica irritado e manhoso.

 

Se a pontuação atingida for menor que 10, isso significa que seu filho não parece passar muito tempo diante das telas e é capaz de atuar dentro de limites saudáveis. Com uma pontuação de 11 a 20, a criança pode estar muito dependente das telas, e será preciso monitorar esse tempo com mais cuidado. Agora, se a pontuação ultrapassa 21 pontos, talvez seja hora de recorrer a orientação e ajuda profissional.

A tecnologia é um bem que precisa ser bem usado. No mundo virtual, tudo funciona com base em recompensas imediatas. Na vida real, porém, temos de exercer a paciência, saber dialogar e abrir mão de prazeres instantâneos em prol daquilo que é mais duradouro. A criança digital é um livro imprescindível para os pais que querem auxiliar os filhos a enfrentar desde cedo os imensos desafios dos relacionamentos sociais.

*Daniel Faria é editor da Mundo Cristão.

Genielli Rodrigues
(11) 93096-2717
[email protected]
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmailLink

Marilia Diario

Previous post Bastidores da Demissão de Rodrigo Bocardi: Acusações de Ética e Investigações na Globo
next post Médica do Paraná se torna ré por dar falsos diagnósticos de câncer de pele e recomendar cirurgias desnecessárias
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias em Alta
1

Tentativa de Homicídio em Caraguatatuba: Dois Indivíduos Detidos Após Confronto com Policiais

abril 18, 2024
2

Rede de Empresas de Assessor Político Acumula R$ 29 Milhões em Contratos Suspeitos com ONGs

agosto 15, 2024
3

Revelações Perturbadoras: Acusações de Abuso na Família Sastre de Andrade

abril 24, 2024
4

A Evolução dos Pilotos ao Longo da Temporada da Fórmula 1

março 17, 2025
5

Caixinha quer Galoppo, ex-Banfield, como camisa 8 do Santos

dezembro 28, 2024

Marilia Diário ©2025.