Skip to content
Marilia Diário
Marilia Diário
sexta-feira 9 maio 2025
Marilia Diário
Marilia Diário
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Noticias
  • Novidades
  • Política
  • Contato
Novidades
novembro 9, 2024SOS Condomínios: A Solução Completa para uma Gestão Eficaz e Humanizada de Condomínios janeiro 4, 2025Guarda municipal condenado por pirâmide financeira segue recebendo salário abril 18, 2024Justiça conclui: Ex-prefeito de Morro Agudo retaliou servidor após críticas em vídeo março 17, 2025Bolsonaro mantém seu nome para a eleição de 2026, mesmo inelegível, e nega que vá deixar o Brasil março 20, 2024Afastamento Imediato: Caso de Assédio em Elevador Provoca Reação em Fortaleza fevereiro 18, 2025Filho de prefeito e secretária de Finanças estão entre os presos em operação do Gaeco dezembro 21, 2024Diretor do Deic é citado em delação sobre extorsões envolvendo o PCC dezembro 23, 2023CVM Aplica Multa Milionária por Fraudes em Oferta de Debêntures dezembro 5, 2024Como Ficar Conhecido na Busca do Google com a Distribuição de Notícias da King Post dezembro 27, 2024Dólar fecha com leve alta após dados econômicos brasileiros
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Noticias
  • Novidades
  • Política
Marilia Diário
Marilia Diário
Justiça
Justiça

Mulher do jornalista Ricardo Noblat é investigada por desvio de R$ 33 milhões do Incra

Marilia DiarioMarilia Diariojaneiro 30, 2025 711 Minutes read0

A Procuradoria da República no Distrito Federal investiga um suposto desvio de R$ 33 milhões do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) entre 1998 e 2002. Entre os investigados estão o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário Raul Jungmann, as jornalistas Rebeca Scatrut (esposa do jornalista Ricardo Noblat) e Alba Chacon, além de Flávia Torreão, esposa de Nelson Torreão, editor do Correio Braziliense, e outras quatro pessoas.

O caso, conhecido como “Conexão Pernambuco”, ganhou esse nome porque parte dos investigados tem origem pernambucana. Segundo o Ministério Público, embora Rebeca e Alba tivessem uma empresa de comunicação contratada para prestar assessoria de imprensa ao Incra, os valores milionários teriam sido desviados para outros fins.

Investigação e polêmica

O Ministério Público ingressou com uma ação civil pública contra os acusados. O órgão alega que Jungmann teria contratado a empresa Informes, pertencente a Rebeca e Alba, sem seguir os procedimentos legais exigidos para licitações.

O caso gerou controvérsia após a publicação de uma coluna do jornalista Reinaldo Azevedo, na Veja, que questionou a investigação. Ele citou um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) conduzido pelo próprio Incra, que concluiu que os terceirizados não teriam responsabilidade no caso. No entanto, o Ministério Público desconsiderou o relatório, apontando que se tratava de uma investigação interna do próprio órgão envolvido.

O processo segue em tramitação na Justiça, sem uma decisão final sobre a devolução dos recursos supostamente desviados aos cofres públicos.

Tags
Alba ChaconConexão PernambucoFlávia Torreão
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmailLink

Marilia Diario

Previous post Quatro das cinco cidades mais seguras do Brasil estão em São Paulo
next post Justiça descobre idoso que desconhecia ação contra banco em investigação sobre advocacia predatória
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias em Alta
1

STJ Mantém Prisão de Empresário Acusado de Lavagem de Dinheiro para Facção Criminosa em MT

fevereiro 25, 2025
2

Tentativa de Homicídio em Caraguatatuba: Dois Indivíduos Detidos Após Confronto com Policiais

abril 18, 2024
3

Empresário Preso por Envolvimento em Esquema de Desvio de Dinheiro Público

dezembro 30, 2024
4

Ação Criminosa: Médica Planeja Emboscada para Matar Marido Advogado

novembro 13, 2024
5

Projeto em escolas públicas de SP e MG usa teatro para incentivar crianças a refletirem sobre sustentabilidade

agosto 7, 2024

Marilia Diário ©2025.