Skip to content
Marilia Diário
Marilia Diário
sábado 21 junho 2025
Marilia Diário
Marilia Diário
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Noticias
  • Novidades
  • Política
  • Contato
Novidades
abril 24, 2024Noites de Frustração: Mozart Lamenta Derrota do Mirassol contra o Brusque abril 10, 2024Violência Doméstica em Presidente Prudente: Jovem Agride Namorada Após Descobrir Mensagens Antigas no Celular abril 18, 2024Suspeitos Presos Após Furto de Mercadorias em Shopping de Indaiatuba novembro 19, 2024ASSISTA AO VIVO: Pinheiros x Taubaté – Final do Super Paulistão de Handebol Masculino abril 19, 2024Prefeitura de Aparecida (SP) é alvo de operação do Ministério Público maio 20, 2024King Post: Entenda como essa Startup conquistou o tema Reputação Online outubro 30, 2024Pauta para o prefeito eleito? Entenda qual é o desafio tributário que Ricardo Nunes precisaria considerar em seu novo mandato outubro 25, 2024Projeto realiza oficinas gratuitas de culinária sustentável em São Paulo dezembro 12, 2024Stanley Retira 2,6 Milhões de Garrafas Térmicas do Mercado Após Relatos de Queimaduras dezembro 29, 2024Randolfe Rodrigues retira projeto que altera regras de votação ao Senado Federal
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Noticias
  • Novidades
  • Política
Marilia Diário
Marilia Diário
Governo
Governo

Fórum de Segurança Pública apoia decreto que regula uso da força policial

Marilia DiarioMarilia Diariodezembro 29, 2024 3392 Minutes read0

O Fórum de Segurança Pública manifestou apoio ao decreto do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicado no último dia 24, que estabelece diretrizes para o uso da força policial e instrumentos de menor potencial ofensivo. A nota oficial, divulgada nesta quinta-feira (26), reforça que a segurança pública é um “direito social essencial” e não deve estar sujeita a interesses partidários.

Críticas ao decreto

O decreto gerou controvérsia, sendo alvo de críticas de governadores como Cláudio Castro (PL-RJ), que anunciou que buscará o Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a medida. Castro argumenta que o decreto pode interferir na autonomia dos estados na gestão das forças policiais.

Posição do Fórum

Contrariando as críticas, o Fórum destacou que o decreto representa um avanço para a segurança pública nacional. A nota argumenta que a regulamentação é necessária para promover eficiência, transparência, valorização dos profissionais e respeito aos direitos humanos no exercício da força policial.

“Segurança Pública é um Direito Social essencial e não pode ficar à mercê dos ventos dos interesses partidários, seja eles à direita, ao centro ou à esquerda do espectro ideológico”, afirma o texto.

Além disso, o Fórum destacou que o decreto coloca o Brasil em conformidade com normas internacionais já assinadas pelo país, regulamentando práticas que existem há mais de uma década.

Detalhes do decreto

O Decreto 12.341/2024 determina que o uso da força policial deve seguir os princípios de “bom senso, prudência e equilíbrio” e só poderá ser aplicado para alcançar objetivos legais dentro dos limites da lei.

Entre seus objetivos estão:

  • A eficiência no uso da força;
  • Transparência nas ações policiais;
  • Valorização dos profissionais de segurança pública;
  • Respeito irrestrito aos direitos humanos.

Convocação à união

O Fórum de Segurança Pública também convocou as autoridades a se unirem no aprimoramento das forças de segurança do país, com foco no controle do uso da força pelo Estado.

“É fundamental que as forças públicas de segurança sejam aprimoradas, garantindo um equilíbrio entre proteção social e controle legal do uso da força,” conclui a nota.

A discussão sobre o decreto segue no centro das atenções, com debates envolvendo governadores, lideranças políticas e especialistas em segurança pública.

Tags
kingpostbrstf
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmailLink

Marilia Diario

Previous post Randolfe Rodrigues retira projeto que altera regras de votação ao Senado Federal
next post Influenciador Ruyter Poubel é investigado por golpe em apostas online
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias em Alta
1

Raiam Santos divulga que influencers Diego Aguiar e Ruyter são alvos de inquérito policial contra Kirvano

dezembro 30, 2024
2

Ação da PF prende delegado envolvido em execução de delator do PCC

dezembro 17, 2024
3

Van Roeij Clínica de Estética Avançada: O Ponto de Encontro entre Modernidade e Expertise em Rejuvenescimento

novembro 16, 2024
4

Empresário Preso com R$ 500 Mil Firmou Contrato de R$ 211 Milhões com o Ministério da Saúde

setembro 12, 2024
5

A Evolução dos Pilotos ao Longo da Temporada da Fórmula 1

março 17, 2025

Marilia Diário ©2025.