Skip to content
Marilia Diário
Marilia Diário
quinta-feira 3 julho 2025
Marilia Diário
Marilia Diário
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Noticias
  • Novidades
  • Política
  • Contato
Novidades
novembro 7, 2024OAB Suspende Advogada Acusada de Envolver-se em Esquema de Venda de Decisões no STJ dezembro 28, 2024Vice-prefeita e irmã são suspeitas de mandar matar prefeito no RN com ajuda de pastor, diz polícia fevereiro 1, 2025Corregedora Deixa Cargo Após Prisão de Sobrinho por Corrupção Policial janeiro 27, 2025Pagodeiro ligado ao PCC é preso por fraudes em licitações agosto 16, 2023Reconhecimento Facial em São Paulo: Polêmica, Contratos Milionários e Questões sobre Transparência novembro 4, 2021Justiça transforma investigados da Operação Tergiversação em réus por corrupção na Polícia Federal novembro 9, 2024SOS Condomínios: A Solução Completa para uma Gestão Eficaz e Humanizada de Condomínios janeiro 4, 2025Guarda municipal condenado por pirâmide financeira segue recebendo salário outubro 2, 2024‘Novinho do Tinder’: Estelionatário Conquista e Engana 37 Mulheres Usando Aplicativos de Relacionamento agosto 2, 2024Maior projeto de circulação de espetáculos do Brasil passa por Interlagos
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Noticias
  • Novidades
  • Política
Marilia Diário
Marilia Diário
Polícia
Polícia

Enfermeiro e médica são indiciados por morte de idoso que recebeu dose errada de quimioterapia em BH

Marilia DiarioMarilia Diariodezembro 28, 2024 1522 Minutes read0

Vítima recebeu dose quase quatro vezes superior à prescrita pelos médicos no tratamento de câncer na medula óssea

Nilton Carlos Araújo, de 69 anos, morreu após erro na dosagem de quimioterapia em BH

A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou um enfermeiro e uma médica pela morte de Nilton Carlos Araújo, de 69 anos, ocorrida em agosto deste ano. O idoso, que tratava um câncer na medula óssea no hospital da MedSênior, em Belo Horizonte, recebeu uma dose de quimioterapia quase quatro vezes superior à prescrita pelos médicos, o que resultou em complicações fatais.

De acordo com a Polícia Civil, os dois profissionais foram indiciados por “dolo eventual”. As investigações apontaram que, no dia 19 de agosto, o enfermeiro aplicou uma dose de quimioterapia que totalizava 8,78 mg, enquanto a prescrição correta era de apenas 2,29 mg. “O profissional ignorou as identificações individuais das seringas, que estavam destinadas a outros pacientes”, informou a corporação.

Após o erro, o paciente apresentou mal-estar, que evoluiu para um quadro de ventilação mecânica e internação. A morte ocorreu quatro dias após a aplicação da dose incorreta.

Motivo do indiciamento do enfermeiro e da médica

As investigações revelaram que, embora o enfermeiro tenha informado o erro à enfermeira-chefe, ele não registrou o incidente no prontuário médico, o que impossibilitou a adoção de medidas corretivas pelos médicos plantonistas.

Já a médica responsável pelo tratamento foi informada sobre o ocorrido, mas, segundo a Polícia Civil, optou por não agir para tentar reverter a situação do paciente.

“Após ouvir testemunhas, analisar prontuários médicos, realizar sindicâncias internas e laudos periciais, concluiu-se que o enfermeiro e a médica agiram com dolo eventual. Ambos assumiram o risco de causar a morte ao optar por não agir, mesmo tendo plenas condições de tentar evitar o desfecho fatal”, declarou a corporação.

Hospital lamenta o ocorrido

Em nota divulgada à época da morte, a MedSênior lamentou profundamente o falecimento de Nilton Carlos Araújo. O hospital informou que iniciou uma “investigação detalhada para compreender todas as circunstâncias envolvidas e apurar fatos e responsabilidades”.

A instituição também destacou que o paciente foi transferido imediatamente para um hospital de referência, onde recebeu cuidados intensivos com acompanhamento contínuo.

“A MedSênior manifesta seu imenso pesar, solidariedade e apoio aos familiares, reiterando o compromisso com o cumprimento rigoroso de protocolos que garantam a segurança e a integridade de seus pacientes”, concluiu a nota.

Tags
erro medicohospital MedSenior BH
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmailLink

Marilia Diario

Previous post Líder e suposto fundador do PCC é preso ao desembarcar de cruzeiro em Santos
next post Vice-prefeita e irmã são suspeitas de mandar matar prefeito no RN com ajuda de pastor, diz polícia
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias em Alta
1

Policial militar desaparecido após barco virar é encontrado na Represa de Xavantes, em SP

dezembro 27, 2024
2

Doze dias após mal súbito, Bove, da Fiorentina, recebe alta do hospital

janeiro 14, 2025
3

Justiça Condena Record a Pagar Indenização por Ofensas de Repórter a Vítima de Enchente

novembro 5, 2024
4

Médico é preso em Goiás suspeito de crimes sexuais contra estudantes de medicina

junho 28, 2024
5

Rússia afirma saber quem ordenou ataque a bomba que matou general Igor Kirillov

dezembro 18, 2024

Marilia Diário ©2025.