Skip to content
Marilia Diário
Marilia Diário
sábado 14 junho 2025
Marilia Diário
Marilia Diário
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Noticias
  • Novidades
  • Política
  • Contato
Novidades
novembro 19, 2024Casa de Madeira é Destruída por Incêndio em Bauru fevereiro 9, 2024“Dinheiro de uma vida inteira”: XP é acusada de prática abusiva com operações alavancadas julho 12, 2024Polícia prende casal suspeito de mandar matar o empresário Pacovan abril 2, 2024Oficina mecânica em Ilhabela enfrenta incêndio controlado pelo Corpo de Bombeiros julho 4, 2024TRF Nega Habeas Corpus a Empresário Acusado de Movimentar R$ 85 Milhões do Tráfico maio 20, 2024King Post: Entenda como essa Startup conquistou o tema Reputação Online março 17, 2025A Evolução dos Pilotos ao Longo da Temporada da Fórmula 1 fevereiro 5, 2025Bastidores da Demissão de Rodrigo Bocardi: Acusações de Ética e Investigações na Globo janeiro 4, 2025Ex-MasterChef Jason de Souza Junior Nega Acusações de Estupro e Defende Inocência janeiro 18, 2025Prefeitura de Guarulhos promove sessão gratuita de cinema inclusivo com filme estrelado por Marcos Mion
  • Home
  • Brasil
  • Justiça
  • Noticias
  • Novidades
  • Política
Marilia Diário
Marilia Diário
Geral
Geral

Prazo final para regularização no Simples Nacional se encerra em 31 de janeiro

King postKing postjaneiro 24, 2025 2162 Minutes read0

Excluídos do Simples Nacional enfrentarão aumento de impostos e mais obrigações fiscais.

Microempreendedores Individuais (MEIs) e Micro e Pequenas Empresas (MPEs) têm até o próximo dia 31 de janeiro para regularizar suas pendências junto à Receita Federal e evitar a exclusão do Simples Nacional. O regime especial oferece carga tributária reduzida e é uma das principais modalidades de pagamento de impostos para pequenos empreendedores no Brasil.

De acordo com Fernando José, líder contábil da Agilize, “quem não regularizar até 31/01 somente poderá retornar tanto ao MEI como ao Simples Nacional em janeiro de 2026. Além disso, a outra opção para quem não conseguir regularizar no prazo é resolver as pendências, baixar o CNPJ e abrir uma nova empresa no Simples Nacional”.

Consequências da exclusão do Simples Nacional

Para os MEIs, a exclusão significa deixar de pagar o valor fixo mensal e passar a recolher impostos com base no faturamento, o que pode elevar a carga tributária para uma média entre 13,33% e 16,33%. “Em resumo, a principal desvantagem é a elevação da carga tributária”, reforça Fernando José. Além disso, o empreendedor também enfrenta mais obrigações fiscais e pode ter dificuldades no dia a dia operacional.

Para as MPEs, o impacto é igualmente significativo. “Ao serem excluídas, as empresas passam ao regime normal, o que implica em pagar mais impostos em comparação com o Simples Nacional. Além disso, aumenta também a quantidade de obrigações que precisam ser cumpridas perante o fisco”, explica.

Opção para quem perder o prazo

Empreendedores que não conseguirem regularizar as pendências até o fim do prazo têm a opção de dar baixa no CNPJ e abrir um novo cadastro no Simples Nacional. “Porém, é necessário regularizar os débitos antes de baixar o CNPJ, visto que as dívidas podem ser vinculadas ao CPF do empresário”, alerta Fernando José.

Emissão de notas fiscais durante o período de exclusão

Mesmo as empresas que negociarem dívidas e regularizarem pendências cadastrais podem enfrentar dificuldades durante o período de exclusão. No entanto, Fernando José esclarece que a emissão de notas fiscais não será interrompida: “A emissão de nota continua normal. O ideal é contar com uma contabilidade parceira para o controle da tributação durante o período de exclusão, pois é necessário um trabalho muito próximo para evitar pagamento de impostos desnecessários”.

Para quem quer identificar as pendências, é necessário acessar o Portal do Simples Nacional e verificar a situação cadastral em “Consulta Optantes”, inserindo o CNPJ. 

Vanessa Brollo
41999649403
[email protected]
Tags
Empreendedorismoimpostosmicroempreendedor individualpesquenas empresasreceita federalsimples nacional
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmailLink

King post

A King post é uma empresa especializada em serviços de gerenciamento de conteúdo, publieditorial e marketing digital. Com uma equipe altamente qualificada e experiente, a King post tem se destacado no mercado pela qualidade dos seus serviços e pela satisfação dos seus clientes.

Previous post Adota Pet: Shopping Piracicaba estreia evento mensal de adoção responsável e cuidado com animais
next post Pagodeiro ligado ao PCC é preso por fraudes em licitações
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias em Alta
1

Prejuízo milionário: XP é processada por investidores por perdas em aplicações financeiras

fevereiro 8, 2024
2

Lucas Buda Assina Contrato com , Publisher das Celebridades e se prepara para lançar livro

novembro 6, 2024
3

Adota Pet: Shopping Piracicaba estreia evento mensal de adoção responsável e cuidado com animais

janeiro 24, 2025
4

Gaeco cumpre 40 mandados de busca e apreensão em sete municípios maranhenses

fevereiro 25, 2025
5

Senado aprova limite de gastos mais rigoroso em caso de déficit; texto segue para sanção presidencial

dezembro 21, 2024

Marilia Diário ©2025.